segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Pulp Fiction - A Obra de Uma Década.




Quentin Tarantino é louco.

Digo isso não é de hoje. Ele tem no currículo, até o momento, 5 filmes e um média metragem (respectivamente: Cães de Aluguel, Pulp Fiction, Jackie Brown, Kill Bill vol. I, Kill Bill vol. II e o média metragem A Prova de Morte, até o momento inédito no Brasil). Não vi todos estes filmes, mas um dos mais loucos e desconexos foi Pulp Fiction - Tempo de Violência.
Tarantino faz uma homenagem aos pulps, aquelas histórias impressas em papel vagabundo geralmente recheadas de ação e mulheres fatais, etc, etc. Junte isso com um roteiro de "Tarantas" e Roger Avery e temos uma obra primorosa.






O filme conta basicamente três histórias: na primeira somos apresentados a Julius e Vincent, dois assassinos da máfia de Los Angeles que devem recuperar a "muamba" perdida de seu chefe, na segunda Vincent deve levar a esposa de seu chefe para se divertir, mas ele não imagina os problemas que isso lhe trará mais tarde. Na última somos apresentados a "Butch" Coolidge, boxeador veterano "comprado" pelo chefão do máfia para perder a luta no 5º assalto. Mas ele acaba não cumprindo o combinado.


Quem já viu os filmes de Tarantino sabe que ele tem um leque singular de personagem. Melhor: são todos peculiares. O assassino Julius está sempre recitando um trecho da bíblia antes de matar alguém, a esposa do chefão (Mia) é uma patricinha que obviamente quer se divertir, sem se preocupar muito com o amanhã (e ela vai até as últimas pra isso). Vince é um assassino de classe. Temos também uma "ponta" bizarra": Gimp, uma espécie de guarda-costas caipira que está trajado num traje sadomasoquista. Simplesmente insano.





Se você gosta de filmes lineares e lógicos nem passe perto deste longa. As histórias se passam fora da ordem cronológica e tem alguns erros primários por parte dos personagens (um dos assassinos invade o apartamento do boxeador para matá-lo. Não encontrando-o lá vai para o banheiro e deixa a arma na cozinha. Nesse meio tempo, "Butch" chega - ele havia voltado para buscar o relógio de seu pai - encontra a arma e ouve ruídos no banheiro. Ele espera com a arma apontada para porta, Nisso o assassino sai do banheiro e é fuzilado por Butch. A questão é: que tipo de matador é estúpido o suficiente para ir ao banheiro desarmado?)


Com um elenco de ponta que inclui Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Christopher Walken e participação especial do próprio Tarantino, este é um filme que merece ser conferido. Só o fato de ter ganho um Oscar (Roteiro Original, 94) já diz alguma coisa.






Claro que este não é o único de seus méritos...

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Não importa! Fique a vontade e expresse sua opinião aqui.

Dimensão 42 © 2008 Template by:
SkinCorner